É COSTUME ENTRE OS HOMENS HONRAR TODO AQUELE QUE LHES PROPORCIONAR ALGO NOTORIAMENTE BOM COMO LOUVOR,EXALTAÇÃO E GLÓRIA A PONTO DE ÀS VEZES TORNA-LÓ UM ÍDOLO. DESSA FORMA TESTEMUNHAMOS A CONSAGRAÇÃO DE CANTORES,ATLETAS,ESTADISTAS,FILÓSOFOS,POETAS E TODA A SORTE DE ÍDOLOS HUMANOS NOS MAIS VARIADOS SEGMENTOS SOCIAIS DO PASSADO E PRESENTE.
EM UM NÍVEL MUITO MAIS ELEVADO ESTUDAREMOS A NATUREZA DO LOUVOR, NÃO A UM SIMPLES ÍDOLO MORTAL OU INANIMADO,MAS A UM DEUS VIVO QUE PROPORCIONA MAIS DO QUE ALGO BOM PARA NOSSAS VIDAS…ELE NÓS PROPORCIONA A PRÓPRIA VIDA (João 10:10).
1- LOUVOR OU ADORAÇÃO – Podemos definir adoração como sendo o mais refinado sentimento de reverência, veneração, amor e predileção. E o louvor como forma mais eficiente que o ser humano tem de expressar esses valores. Assim e pelo louvor que nós publicamos a nossa adoração ao Senhor. Pode parecer difícil diferenciar o louvor é um sentimento interior que se exterioriza pelo louvor.
2- COMO NASCE O LOUVOR – Ele é um fenômeno que ocorre de dentro para fora, basta meditar em algo que deva a existência a DEUS e logo estaremos sentindo vontade de extremar a grandeza daquele feito, de adora-ló, de publicar aos outros aquilo que reconhecemos estar além dos poderes humanos. Neste ponto os átrios da adoração (SALMOS 84:2) E (SALMOS 100:4). Imediatamente após sentimos um desejo irresistível de comunicar a alguém, ou usamos um instrumento para entoar o nosso louvor a Deus (ISAÍAS 38:20).
3- INSTRUMENTOS DE LOUVOR E ADORAÇÃO – Quando falamos sobre instrumentos de louvor, logo nós vem a mente os cânticos e os vários instrumentos musicais, utilizados para louvar a Deus. No entanto muitos outros instrumentos há muitos outros instrumentos que podemos usar para louvar. As escrituras nós ensinam que podemos louva-lo com:
1- PALMAS (SALMO 147:1)
2 – OBEDIÊNCIA ( 1 JOÃO 5:2)
3 – NOSSO FALAR ( EFÉSIOS 5:19)
4 – NOSSAS ORAÇÕES ( MATEUS 6:9)
5 – AÇÃO DE GRAÇAS ( COLOSSENSES 3:17)
6 – SUBMISSÃO ( ATOS 10:35)
7 – NOSSO COMPORTAMENTO (ROMANOS 6:13 – 19)
8 – NOSSO TESTEMUNHO ( SALMO 22:22)
NA BÍBLIA ENCONTRAMOS O POVO DE ISRAEL DEDICANDO O TABERNÁCULO, SUAS CASAS,SUAS RIQUEZAS,O TEMPLO, OS UTENSÍLIOS DO SANTUÁRIO E ATÉ OS MUROS DA CIDADE AO SENHOR. TUDO FOI APRESENTADO COMO INSTRUMENTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS.
4 – LOUVOR SEM ADORAÇÃO : Como meditamos há pouco, não há como separar estes dois elementos; um complementa o outro, aquele que entoa uma canção ou a compõe, sem um estado profundo de adoração não está colocando o seu coração apenas está cantando como uma música qualquer. Se lembramos bem, e necessário estar com o coração cheio de admiração a DEUS para que o canto nos lábios seja por ELE recebido como louvor (SALMO 45:1), POIS CASO CONTRÁRIO A GLÓRIA QUE DEVERIA SER TRIBUTADA A ELE, ESTARIA SE REVERTENDO AO QUE CANTA. PORTANTO O LOUVOR DESPOJADO DE ADORAÇÃO NÃO PASSA DE APENAS SOM, É COMO AQUELE QUE FALA SEM AMOR,UM METAL QUE SOA OU SINO QUE TINE ( 1 CORÍNTIOS 13:1).
CONCLUÍMOS QUE SÃO MUITOS OS QUE CANTAM, E MENOS OS QUE LOUVAM, DEVIDO A FALTA DE DISPOSIÇÃO DE BUSCA E SUBMISSÃO. SEM ADORAÇÃO NÃO HÁ COMO LOUVAR A DEUS,NEM EVITAR A COBIÇA PELA GLÓRIA HUMANA. POIS JESUS DEIXOU CLARO QUANTO AQUELES QUE ACEITAM O LOUVOR DOS HOMENS; SUA RECOMPENSA JÁ FORA PAGA, NÃO HÁ NADA A REQUERER A DEUS (MATEUS 6:2). É INEGÁVEL QUE É MAIS FÁCIL FALAR DAQUILO QUE SE VÊ FISICAMENTE DO QUE DAS REALIDADES ESPIRITUAIS,POR ISSO TANTOS ERRAM.
MAS BASTA REPARARMOS NAS OBRAS DO SENHOR E TEREMOS ACHADO A FONTE INESGOTÁVEL DA INSPIRAÇÃO QUE IMPLANTA DENTRO DE NÓS, O VERDADEIRO ESTADO DE ADORAÇÃO (SALMO 34:5).
BISPA NILDA SANTOS
Deixe um comentário