17º Seminário de Mulheres “Nutridas para Amadurecer”

capa

“Nutridas para Amadurecer”

Acredito que todas nós sabemos que, como cristãs, estamos destinadas a crescer e amadurecer. Nós iniciamos na fé como crianças e precisamos nos desenvolver até sermos adultas. Precisamos fazer a transição, do leite para a carne, da mesa das crianças para os jantares de adulto. E apesar de estarmos cientes que devemos passar por este processo de amadurecimento muitas de nós tendem a medir maturidade de formas erradas. Somos facilmente enganadas.

Vejamos este versículo na carta de Paulo, à Timóteo. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o (homem) de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.        (Homem = humanidade) 2º Timóteo 3:16-17.

A palavra perfeito está relacionada à maturidade. Paulo diz que Timóteo, e por extensão eu e você, somos incompletas, inacabadas e imaturas. “A Bíblia é o meio que Deus usa para nós finalizar e completar, trazendo-nos à maturidade”. Quando Paulo fala sobre perfeição e maturidade, ele aponta para ações, para atitudes para toda boa obra (não é apenas obra na igreja, mas na vida).

A Bíblia tem o poder de nos amadurecer (a palavra é semente e, ao mesmo tempo adubo) e o agricultor Deus rega com a água viva que é Jesus! Entendem? E conforme nos comprometemos à leitura, compreensão e obediência, necessariamente crescemos na fé. Essa maturidade é mais evidenciada nas obras que fazemos do que no conhecimento que recitamos (ah! Eu conheço a Bíblia).

E isso é exatamente o que Deus quer de nós – que sejamos maduras e benfeitoras. Amadurecidas que se deleitam em fazer o bem para os outros.

Essa ênfase em boas obras é um tema significante no Novo Testamento.

Isso tudo quer dizer que amadurecimento é melhor evidenciada em atos do que fatos. Isso é podemos conhecer a Bíblia, ler livros, ouvir pregações, e, até vir em seminário como este, porém; continuará sendo imatura.

Continuará sendo imatura se todo conhecimento que acumulou não te motivar a fazer o bem para os outros.

Mulheres maduras (não em idade) são aquelas que glorificam a Deus fazendo o bem para os outros, que internalizam seu conhecimento em boas obras.

Não há nada que glorifique, mais a Deus que isso – aprender amadurecer e fazer.

Seguimos:

Hebreus 5:13 → quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça, mas o alimento sólido é para os adultos, os quais pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Isso quer dizer que as mulheres que gostam apenas de ouvir a Palavra seja (na pregação – estudo – ministração). Doce que afaga e nutre apenas o ego, mas não alimenta para o futuro é apenas um leitinho quente ou para vocês mulheres mais fitness “uma barrinha de cereal”. Assim quando as situações da vida, deixar de ter controle essa mulher, não terá sustança para resolver e vencer a passagem segunda elas, de grande luta ou prova, etc.

Mas as que se desenvolvem na medida que comem a Palavra e querem cada vez mais, forte ficam como se com mais tempero, mais vitamina, entendem?

Essas terão pulso firme pela fé e força humana pela nutrição da forte Palavra.

Deixemos de ser criança vamos ler mais e praticar.

Assim como se prepara na Academia.

A mulher amadurecida não se ofende, isso é não deixa que o sal maligno, jogado em suas algemas, as façam parar.

Esta mulher é uma pessoa com uma impermeabilidade à ofensas pessoais.

A ofensa é apropriada as crentes em qualquer ataque a glória de Deus, assim como quando o zelo pela casa de Deus consumiu Jesus e Ele usou um chicote na corrupta zona comercial quando o templo por causa dos animais superfaturados.

Então uma pessoa madura não fica pessoalmente ofendida de maneira fácil.

Estas (mulheres) entendem que quando alguém peca contra elas há coisas maiores em jogo, de que seus próprios direitos pessoais, como por exemplo, a Gloria a Deus, o relacionamento do outro com Deus. Filipenses 1:6

As pessoas amadurecidas cria uma visão.

Romanos 14:1 → as pessoas amadurecidas cria uma visão mais balanceada sobre liberdade. “Se Jesus diz que algo está ok, então ela não vai ficar chateada quando alguns outros cristãos aproveitam essa liberdade”.

Quando mais crescemos no entendimento sobre graça, menos você se incomoda quando as pessoas ignoram normas, normas religiosas feitas por homens. Enfim o que você evita não pode atormentar sua mente sobre os que não evitam.

1º Timóteo 3:6 → uma pessoa madura sempre vai sentir-se humilde por sua eficácia no ministério de Deus. Freqüentemente, no entanto o mesmo privilégio vai inflar o ego de um crente imaturo.

A pessoa imatura não possui a sensação de surpresa e humildade quando usado no ministério de Deus.

1º Coríntios 3:4 → este versículo mostra a tendência de dar crédito a Deus pelo crescimento espiritual, não a homens.

Uma pessoa madura luta para quebrar o hábito de idolatrar pessoas. Esta pessoa transfere os devidos elogios (que muitos dão as celebridades do mundo) para o espiritual.

Lembre-se por de trás de qualquer pessoa bem sucedidas há um real músculo, e é este que traz a vitória de qualquer pessoa.

Marcas de uma mulher madura

O primeiro teste da maturidade é como você reage aos problemas. Eles acabam com você, deixam você nervosa apreensiva negativa. Como você tem lidado com os problemas?

Interessante, uma mulher amadurecida é: sensível ao próximo (ame o próximo como a ti mesmo) Tiago 2:8.

  • Não mostra favoritismo (Tiago 2:1-6)
  • Não mostra parcialidade (Tiago 2:9)
  • Age com misericórdia (Tiago 2:12)
  • Estende a mão ao irmão (Tiago 2:14-17)
  • Uma mulher amadurecida controla a sua boca (Tiago 3:11)

Na verdade uma mulher amadurecida não fala coisa alguma que não seja para edificar os outros.

Uma mulher pode até se mostrar religiosa, mas se não controla a língua engana-se a si mesmo.

Mulheres tomem uma decisão hoje e fale sobre você, o que foi escrito em Salmo 141:3 “Põe um guarda á minha boca, vigia a porta dos meus lábios”.

Mulher amadurecida é pacificadora, não cria problemas, mas a imatura briga contende, mas não tem, pois não pede a Deus (Tiago 4:2).

Uma mulher amadurecida é persistente na oração.

Sabe amadas as crianças demoram a aprender a diferença entre o não e o ainda não. Durante muito tempo elas acham que ainda não significa “você nunca vai ter ou conseguir isso”. Para elas não e ainda não são a mesma coisa. Muitas vezes Deus vai lhe dizer “ainda não”. Ele não diz “não”. Ele não diz que não vai atender sua oração apenas está dizendo “você tem que esperar”. Eu quero que você cresça primeiro.

Deus tem a intenção de dar o que pede na oração, mas Ele está esperando que você fique madura.

Dentro do que já vimos vamos à prática; com exemplo de mulheres da Bíblia. Analise-as se sentem bastante amadurecidas para isso:

  • Maria (jovem mas, madura pois foi nutrida pela verdade da Palavra) OBEDECER.

Lucas 1:38 → eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua Palavra.

O que Deus tinha dito: “Eis que conceberás e darás a luz um filho a quem chamará pelo nome de Jesus” – Lucas 1:31.

Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Lucas 1:35 → aceitou e nada disse a ninguém.

Esta mulher, já foi com o menino nas mãos e ouvindo o que os magos diziam sobre Ele, nada dizia (nem afirmava, nem negava) apenas guardava todas aquelas palavras e meditava-as no coração.

  • Sulamita → esta mulher é descrita como sendo a mais formosa entre todas as mulheres, ou a mais bela das mulheres (Cantares 1:8), mas, o mais importante que é preciso ressaltar é sua coragem e a fidelidade ao amado.

Ela não se deixa aprisionar pelas convenções da época e sai em busca do amado e o procura incessantemente.

A sua fidelidade ao amado faz dessa jovem mulher, um modelo de esposa, companheira que dá livremente seu amor ao amado. Amor este que é em Cantares, que é recíproco entre os amados (Cantares 3:16) a preferida do Rei Salomão ( o noivo) de Cantares.

Você é a personagem principal no coração se seu amado – mulher?

  • Joquebede → mulher amadurecida pela situação. Teve que ser madura na atitude. Lançar seu filho ainda sem nome nas águas para este não morrer. Com isso salvou

sua vida que depois salvou um povo todo já com o nome de Moisés (Êxodo 2:1-10). Perder para ganhar = sinal de amadurecimento.

Menina da terra de Israel – relato em 2º Reis 5:1-3. Era madura a ponto de estar como cativa em uma casa (a de Naamã) comandante do exército da Síria, mas não se negou a falar do poder do Deus de Israel. Sem nenhum problema de ódio, mágoa ou vingança, pensa apenas em ajudar o próximo (inimigo).

Esta é uma menina mulher amadurecida. Tem noção – o comandante ouve o conselho vai a Israel – conhece o poder de cura de Deus e volta curado.

Isso é um exemplo pleno de alguém nutrida pelo amor – da Palavra de Deus.

Podemos citar algumas outras mulheres maduras, que demonstraram isso nas atitudes, principalmente no tempo que viveram mas, em toda elas vimos o pôr o Senhor com o foco na vida.

  • Lidia → (Atos 16:14) deixou Paulo surpreendido com a atitude.

Lucas 8:1-3

  • Susana → coragem não! Amadurecida pela Palavra. Imagine – ser perseguida priorizar o Reino de Deus – não olhar para trás. Esta é você, hoje? E ainda dispôs de seus bens. Pensa!
  • Febe → citada na carta de Paulo aos Romanos 16:1-2 como sendo recomendável. Chama-a de irmã e serva o que deriva uma diaconisa, Paulo tinha em alta consideração o trabalho que Febe exercia para o Senhor Deus.

Encarrega esta mulher para levar a carta dele Paulo, para Roma.

“Recomendo-vos”

Recebam-a

Ajudeis

Pois tem sido protetora de muitos e de mim inclusive, diz Paulo.

Febe, mais uma das mulheres amadurecidas, pois naquela época ser tão considerada assim, não poderia ser uma mulher imatura.

Exemplo de Febe para nós. “Deixe o cristianismo sair da teoria para a prática. Só assim o mundo será melhor. E você mais feliz.

  • Joana → tremendo. Os rabinos judeus ensinavam que as mulheres não deviam ter contato social com homens que não eram seus parentes, muito menos viajar com eles. Jesus não seguia essas tradições e permitiu que Joana e outras mulheres crentes acompanhassem seu grupo.

Detalhe! Era esposa de “Cuza” administrador dos assuntos domésticos de Herodes Antipas.

Quem é este, sim te digo. Foi ele que mandou decapitar João Batista.

Olha, ela realmente era madura, e cá pra nós o marido uma benção, pois através dela recebia as bênçãos como diz na Palavra (1º Coríntios 1: 12-14).

  • Lidia → “É uma mulher chamada Lidia… nos ouvia e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (Atos 16:14).

Ali em Filipos era necessário que a Palavra de Deus fosse divulgada. A Europa precisava do Evangelho, mas ali era bem improvável, ser semeado, então Deus lhe abriu o coração, pois temente a Deus ela era e agora, após ter a ousadia de querer ser batizada ali mesmo onde estava, constrangeu a Paulo a ir para sua casa e ali, então inicia-se uma igreja.

Ela faz a pergunta de uma mulher amadurecida: “Se julgais que eu sou fiel ao Senhor entra em minha casa e ai ficai”. Veja bem, ela deixou Paulo sem graça, mas pensando que toda a família dela agora convertida seria até a porta para o propósito do Evangelho na Macedônia.

De vendedora de púrpura a 1ª Evangelista da Europa. Amadurecida não!?

Rio Gangites – ali foi o encontro

Coração sensível mais espírito ousado.

Poderia citar muitas mulheres amadurecidas, que com a nutrição pela Palavra de Deus se tornaram honradas, bem sucedidas e lembradas no próprio Evangelho.

Estas mulheres demonstram força, firmeza e coragem.

Amadas, ler a Bíblia é a melhor forma de se nutrir. Palavras da Bíblia através de livros, bons vídeos e ouvir bons louvores que a letra bate como que diz as Escrituras nos levará a crescer, sermos amadurecidas e não meninas tolas, cheias de espinhos ou apenas sensível sim, que se quebra a qualquer vento. Vamos lá: não vós conformeis com este mundo , como todas elas fizeram se renove, renove a mente com os nutrientes que já ofereci e conheçam como aquelas mulheres, a boa, perfeita e, agradável vontade de Deus que é: Tudo glorifique a Ele. (Romanos 12:2).

Maduras ou Amadurecidas = aquela que atinge seu completo desenvolvimento.

Imatura = que não está madura.

A pessoa imatura tende a atribuir ao ambiente externo toda a razão de seu mal estar de seus problemas e dificuldades. Isso porque é mais fácil achar que o problema está fora e não dentro de si mesma. Com isso ela se coloca na posição de vítima do mundo, vítima das pessoas e vítima de seus próprios problemas. Uma das principais características da imaturidade é a dificuldade em assumir a responsabilidade pelos próprios atos. Esta dificuldade acaba levando a um comportamento nada louvável que é faltar com a verdade. Em si mesmo.

Mulher Madura = Virtuosa

A mulher madura não tem preço tem valor
A mulher madura não ínsita   passa confiança
A mulher madura não malícia   é bondosa sempre
A mulher madura não tem preguiça   recomeça sempre
A mulher madura não pergunta   decide
A mulher madura não pede   ajuda
A mulher madura não esmorece   tem disposição
A mulher madura não se esquiva mas   é generosa
A mulher madura não é pega de surpresa   é prevenida
A mulher madura não se aparece é reconhecida
A mulher madura não busca bens mas dignidade
A mulher madura é decidida mas   serenidade
A mulher madura não tem medo   e sim segurança
A mulher madura não é especuladora  e sim instruída
A mulher madura não é desleixada  e sim prestimosa
A mulher madura não é pretensiosa  e sim abençoada
A mulher madura não é bajulada  mas louvada
Não paquerada  mas admirada
Não invejosa  mas recompensada
Não se destaca por si mas  porém é reconhecida e de público honrada


Mulher

Madura Imatura
Sábia  Apenas inteligente
Mostra o caminho  Se insinua
Espera o momento  Se precipita
Flutua  Voa
Prefere qualidade  Pensa em quantidade
Observa  Apenas vê
Caminha  Anda
Adormece  Dorme
Analisa  Julga
Assimila  Compara
Acalenta  Só consola
Desperta  Acorda
Deixa livre  Põe algemas
Encanta  Enfeitiça
Sabe o que quer  Apenas decidida
Seletiva Apenas exigente
É iluminada Não brilha
Gosta de ser escoltada Não vigiada
Elegante Não apenas moderna
Ama Gosta

 

Regras para uma alimentação saudável

Bem paramos por aqui.

Espero que tenham sido nutridas e que o nosso Agricultor possa ver em nós uma mulher Arraigada a Videira Firmes.

Sempre se ocupando dos fazeres no tempo de hoje como aquelas no tempo do ontem!

Até o ano que vem permitindo Deus.

                   Afinal

                                       Jesus nos Une em Amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Estamos no Facebook