A Sexualidade e as consequências do adultério no Livro de Provérbios

A sexualidade e as consequências no  Livro de Provérbios

  • Uma das áreas que os autores de Provérbios apresentam bons conselhos é a da sexualidade humana.
  • O adultério é frontalmente criticado nos Provérbios, em defesa de uma sexualidade sadia, pautada nas orientações divinas.
  • A sexualidade → no livro de Provérbios encontramos repletas alusões à sexualidade, sempre com o objetivo de manter a fidelidade no casamento.

Vemos, os sábios se referindo a esposa como um manancial, uma fonte ou uma cisterna, na qual o homem pode saciar sua sede (Provérbios 5:12-21). A orientação dos pensadores é como intento de que os jovens fujam da tentação (II Timóteo 2:22).

O envolvimento ilícito fora do casamento é reprovado na medida em que o deleite conjugal é motivado no casamento. Ao invés de buscar aventurar-se fora do enlace matrimonial, os cônjuges devem desfrutar do prazer sexual dentro do casamento.

Os textos de Provérbios ecoam as diretrizes do Velho Testamento afim de que as pessoas não cometam adultério (Êxodo 20:14). O sábio está consciente dos apelos da juventude, bem como das atrações do pecado sexual. Ele recorre a metáfora do alimento roubado como atiçamento (Provérbio 9:17). Mas as consequências do adultério são drásticas, o adultério é comparado a uma cova profunda (Provérbio 23:27).

Um dos principais problemas dos pecados sexuais é que as pessoas não medem as implicações. Há aqueles que diferentemente de José (Gênesis 39:1-12) que fugiu do pecado, preferem entregarem-se à tentação. O rei Davi é um exemplo Bíblico que não deve ser imitado nesse particular, ele cedeu ao olhar da concupiscência e caiu no pecado do adultério (II Samuel 11:1-5). Muitos estão fazendo o mesmo; nós pastores estamos vendo isso.

A sociedade na qual vivemos é extremamente sexualizada, a mídia explora o corpo como um mero instrumento de satisfação dos desejos. Muitos cristãos estão sendo cooptados pelos valores deturpados a respeito da sexualidade humana. (Os seguidores de Freud, têm reduzido a sexualidade a um mero instinto animalesco.

Por causa disso, as pessoas estão cada vez mais de entregando irresponsavelmente a vontade da carne (concupiscência).

  • As consequências do Adultério:

Como já vimos, o livro de Provérbios, o adultério é perigoso porque traz consequências destrutivas para as vidas das pessoas envolvidas (Provérbios 5:4-6), pois o adultério ocorre por falta de disciplina.

(Provérbios 5:23), ele destrói a si mesmo (Provérbios 6:32), e segue como um boi ao matadouro (Provérbios 7:22;23). Esses conselhos antecipam as palavras de Paulo, a fim de que os crentes fujam da imoralidade sexual, e para que vivam em santidade (I Tessalonicenses 4:7; 5:22). Quando não atentamos para essas instruções findamos no caminho da ruína, em tristeza e culpa (Provérbios 5:11-14). Aquelas pessoas que entram pelo caminho enganoso do adultério convivem com o sentimento de culpa.

…………….Continuação

Adquira já a sua apostila

Tel.:(11)4347-7696 / Whats:(11) 9.3230-0751

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Estamos no Facebook