COLEÇÃO PORÇÃO DA PALAVRA – JOQUEBEDE DUPLA ENTREGA

joquebedeQuando se fala em entrega, o que lhe vem na mente?

E quando alguém lhe pergunta, se você entregaria algo precioso a Deus, como você entende?

Se despojar é difícil, mas não é impossível.

Você já deve ter ouvido a expressão “perder para ganhar”. Pois bem, algumas vezes em nossas vidas precisamos vivenciar esta sabia frase. Quem sabe você está vivendo um momento difícil, e nem está entendendo que para ganhar esta luta, precisa primeiro  (aparentemente) perder.

Na verdade, este perder, quando confiamos em Deus significa entregar em Suas mãos, crendo que Ele cuidará do resto.

Uma outra frase na bíblia, no livro de Eclesiastes capítulo 11-versículo 1 diz: ‘Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás’. Esta frase também sugere uma perda de início mas, com vitoria no final.A bíblia nos revela muitas passagens, onde a nossa confiança em Deus, traz a vitória almejada.

Uma destas passagens, está relatada no livro do Êxodo capítulo 2.Ali é descrito a história do nascimento de uma criança, que se tornou um dos maiores homens, da história para os judeu e para nós cristãos. Homem usado por Deus.

Seu nome quer dizer “Tirado das águas”

Realmente ele foi colocado sobre as águas. Esta foi a estratégia que a mãe dele, chamada Joquebede, teve da parte de Deus, na esperança de salvar a vida de seu filho pequeno e formoso bebê, da lei que Faraó decretou, a qual todo menino que nascesse naquele tempo, fosse morto. Isso com o intento de que o povo judeu não aumentasse; mas isso também foi inevitável. Deus sempre vence.

Joquebede teve a direção do Espirito Santo e entregou o que lhe era precioso (seu filho) o caçula.Ela não foi buscar conselho de amigas, nem mesmo da parentela, mas tomou a atitude segundo a revelação divina. Não temeu, confiou, fez uma pequena arca e betumou-a, fechando as brechas, e colocou-a no rio com seu filho dentro.

Ela não sabia o que exatamente iria acontecer, mas quando a atitude é tomada, provando que confiamos em Deus, a causa com certeza terá solução e as questões terão respostas.

A pequena arca foi encontrada pela filha de Faraó, que a avistou e, solicitou as sua moças que a pegassem. A irmã de Moisés que fazia parte daquela equipe, tomou a frente com ousadia, coragem e fé (tal mãe , tal filha)e perguntou a sua senhora se gostaria que uma mulher hebreia amamentasse o pequeno bebê. A filha de Faraó, percebeu que era uma criança hebreia e, aceitou a sugestão.

Aquele pequeno bebê, volta para as mãos da mãe, que se apresentando á filha de Faraó (lembre-se a filha do inimigo) pega-o para cuidar até que deixasse de ser amamentado.

Realmente o pão volta das águas.

Mas, agora havia necessidade desta mãe ser preparada para deixá-lo novamente. E agora se coloque no lugar dela.

Aquela mãe, não tinha palavras para expressar a alegria de ter o seu filho de volta nos seus braços, porém na sua mente uma ponta de ansiedade. Sabia que aquele momento deveria ser bem vivido, pois em breve teria que com as próprias mãos entregar novamente o filho e agora para se criado dentro da casa daquele que queria matá-lo (assim como outros meninos hebreus) foram.

O salário que a filha de Faraó pagava, não tinha a menor importância para aquela mãe; o que importava era tratar daquele menino, nos meses que lhe fosse possível com todo zelo e amor sem contanto pensar no seu futuro ao seu lado.

Imaginem, que dor seria esta. Nunca uma mãe desejou ter leite por todo tempo possível para com esta desculpa não tivesse que entregar o menino, mas… A natureza tem sua sequencia e o leite acabou, secou e, agora era o momento de cortar o cordão umbilical pela segunda vez.

Como você esta se sentindo lendo estas linhas? S e coloque nesta história, ou  coloque sua história nesta situação.

Bem, o propósito de Deus não foi revelado aquela mãe, mas,  Joquebede tendo a experiência da misericórdia de Deus, mais uma vez toma  a atitude certa e leva – o para a filha de Faraó, agora entregando-o com suas próprias mãos. Pergunto novamente, que dor foi a de Joquebede. Creio que todas as lágrimas que ela pode acumular, foram derramadas naquele dia, claro que as dos irmãos, Mirian ( a ousada) e Arão também . Eles sofreram e temos que elogiar o pai Anrão que tendo o conhecimento de todas a trajetória, concordou com a mulher e sem dúvida a louvou como a mulher virtuosa, citada em Provérbios 30:  29 e 30 que diz:“Muitas filhas obraram virtuosamente, mas tu a toadas é superior. Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”

Joquebede é lembrada até hoje como uma das personagens valentes e canal para o plano de Deus.

Mais um detalhe, que para uma mãe é difícil: A filha de Faraó é quem deu o nome ao menino. Sim ela deu o nome aquele bebê e não os pais como de costume.

Ela deu o nome de Moisés, que significa por que das águas o tirei ou o tenho tirado,

Devido a  atitude daquela mãe, Moisés é salvo e se torna o libertador do povo de Israel. Foi instruído em toda sabedoria do Egito (nisso entendemos o propósito de Deus em ter permitido que a filha de Faraó o pegasse nas águas).Ele é criado dentro dos conformes egípcios para conhecer o próprio inimigo (Faraó) para mais tarde, enfrentá-lo através dos dez milagres sobre as dez pragas.

Faraó deixa o povo escravo partir para Canaã, o que era a vontade de Deus.

Por isso entendemos que todas as coisas conjuntamente  contribuem para o bem .(ROMANOS 8:28)  e não devemos contrariar a vontade do Senhor.

Joquebede sofreu, mas na dor agiu para o bem, sem egoísmo. Na dúvida do que fazer, lançou sobre a confiança que tinha em Deus. Assim devemos agir, sempre. Com certeza dessa forma, estaremos contribuindo para que a vontade de Deus se estabeleça.

Joquebede entregou duas vezes ,e você já entregou algo a Deus provando confiar Nele ?

Talvez  agora seja o momento, lance sobre as águas. As águas vivas, do Senhor levará ao lugar certo, e trará de volta para suas mãos como a semente que você lança ao solo te devolve o fruto ou a flor. Entregue seu caminho ao SENHOR, confia Nele e Ele tudo, tudo, tudo, tudo fara.


ENGANOS

         Até  o inimigo das nossas almas, que se considera tão inteligente, se enganou quando o terceiro dia após a morte de Jesus, o trouxe de volta.

Imaginem o inimigo vendo o túmulo vazio, e muito mais que isso, sendo ele espírito viu o momento em que Jesus naquela gruta sobre uma pedra se levantou e saiu, deixando dobrado o lenço que estava em sua cabeça.

Calma, descansem no Senhor, de repente ainda falta chegar o terceiro dia para você ver a sua benção realizada em Cristo Jesus. O inimigo ri, zomba, mas pouco caso mas, daqui a pouco terá que reconhecer quem você realmente é.

Ele sempre acha que ganhará, mas no fundo sabe que já foi vencido  e também sabe onde será seu lugar eterno, então quer levar muitos com ele, porém nós somos de CRISTO e é com Ele que deveremos morar na eternidade.


ENGANOS

PISANDO NAS CINZAS 

É incrível como convivemos com pessoas que não acreditam em Jesus. Não temem a Deus e não aceitam a Palavra da bíblia.

O pior entre essas pessoas, é o grupo entre elas que já deram ouvidos a mensagem da Palavra de Deus, mas optarm em ficar, no mundo, dando á carne o que lhe satisfaz. Esses são os ímpios. São os que cometem a iniquidade, isto é; conhecem o que é o pecado, sabem que o salário do mesmo é a morte mas, cegos e dormentes não ouvem a voz de Deus e não vivem os testemunhos daqueles que servem a Deus.Eles escarnecem de quem ama e teme a Deus. Infelizmente o que eles não sabem, mas deveriam saber é o simples: Hoje eles nos pisam, isto é; pisam nos cristãos, amanhã nós pisaremos neles.

Você pergunta, como assim?

Acompanhe o que diz as Escrituras em (Malaquias 4:3) “E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquela dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos”

Vale a pena servir a Deus e viver na eternidade e andar na Mansão Celestial e não nos transformarmos em cinzas para serem pisadas. Que engano alguém achar que engana a Deus.


ENGANOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Estamos no Facebook